Destaques

A história de Douglas Gorauskas

O pivô continua o trabalho de seu pai, o lendário Mindaugas 

O pivô Douglas Grokala Gorauskas integra a equipe do basquetebol adulto masculino do XV/Raízen/Unimed/Unimep/Selam e estará em quadra no retorno do alvinegro piracicabano à elite do basquetebol paulista, o Campeonato Paulista da Divisão Especial.

O atleta de 2,03m e 118 kg é filho do ex-jogador da Seleção Brasileira Mindaugas Petras Grokala Gorauskas, que também fez história como um dos grandes atletas do alvinegro piracicabano no período de 1965 a 1968.

O pivô Douglas Gorauskas começou a jogar basquetebol pelas equipes de base do XV de Piracicaba nos anos de 2001 a 2004, passando a atuar também pela categoria adulta em competições como o Campeonato Paulista, Torneio Novo Milênio, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

No ano de 2005, ele atuou pela representação de São José dos Campos e foi transferido para o basquetebol europeu onde jogou pela equipe do Walter Tigers, da cidade alemã de Tubigen (temporada 2007/2008) e pelo Rhone Herens da Suíça (temporadas 2008/2009 e 2009/2010).

Atualmente Douglas Gorauskas é um dos principais atletas da equipe piracicabana para a disputa do Campeonato Paulista da Divisão Especial e para as competições dos Jogos Regionais de Pirassununga e Jogos Abertos do Interior que será realizado na cidade de São Bernardo do Campo.

Para o pivô Douglas Goraukas é um orgulho defender a equipe que o ajudou nas categorias de base. “Desde minhas primeiras atuações pelo XV trago comigo a energia e a vibração de meu pai que defendeu o alvinegro piracicabano com muito orgulho” – disse Douglas.

O pai Mindaugas Petras Grokala Gorauskas

Quando chegou ao Brasil no ano de 1947, o ex-jogador de basquetebol de origem lituana Mindaugas Petras Grokala Gorauskas, certamente não imaginava a importância que teria para a história do basquetebol brasileiro e do alvinegro piracicabano.

O ala/pivô de 1,98 m, carinhosamente conhecido como Donga, defendeu a equipe do basquetebol do XV de Piracicaba no período de 1965 a 1968, quando foi convocado para atuar pela Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, que garantiu a vaga para a equipe verde-amarela nos Jogos Olímpicos realizados na cidade do México, no ano de 1968.

No período em que defendeu o alvinegro piracicabano, Mindaugas levantou títulos e fez história em diversos campeonatos.  Foi nesse período que o ala/pivô participou de um amistoso contra a forte Seleção da Rússia, que seria medalha de bronze nas Olimpíadas do México (1968) e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.

“A partida contra a Seleção da Rússia foi emocionante, o Ginásio Municipal de Piracicaba “Waldemar Blatkauskas” estava lotado, tinha gente pendurada em todos os cantos para ver o jogo de basquetebol.” – relembra Mindaugas.

Para Mindaugas, a época do XV de Piracicaba foi fantástica, havia um apoio gigantesco do empresariado piracicabano, a equipe era forte e referência nacional. “Quando relembro o período em que joguei no basquetebol do XV fico emocionado, sobretudo nos dias de hoje, quando tenho a oportunidade de ver a evolução de meu filho Douglas, defendendo o alvinegro com dedicação e amor. É um sentimento maravilhoso.” – completa.

Crédito foto: Assessoria de Imprensa Basquetebol XV Piracicaba

 

 

Associação de Basquetebol Masculino/Feminino XV de Piracicaba

Jornalista Edílson Rodrigues de Morais, Mtb 26.319

(19) 99706.1470 / 99706.1570

er-morais@uol.com.br

www.basquetexv.com.br

Compartilhar:

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>